8 Dicas simples para otimizar espaços em apartamentos compactos

8 Dicas simples para otimizar espaços em apartamentos compactos

Vivemos tempos de crescimento urbano e de transformações no estilo de vida da sociedade como um todo. Em meio às mudanças, morar bem não está mais intimamente ligado ao tamanho do imóvel e sim à praticidade e localização. 

Assim, surge a contínua demanda por apartamentos compactos, ou seja, aqueles que são pequenos e fáceis de organizar, mas que precisam ser aproveitados de maneira inteligente. 

Otimizar esses espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa, em um primeiro momento. Pensando nisso, nós, da Andrade Marinho LMF, selecionamos dicas simples para que você possa colocá-las em prática no seu cotidiano e viver muito melhor em seu apartamento compacto. Continue a leitura e confira!

1 - Dê preferência às cores claras

Mas em que a cor tem a ver com a organização? Calma, vamos te explicar. A definição das cores faz toda a diferença na sensação de conforto e até na própria dinâmica do espaço. Investir em tons claros proporcionam uma sensação de amplitude, fazendo com que os cômodos pareçam maiores do que realmente são. Claro que você pode utilizar cores escuras, mas opte por elas nos móveis, e não nas paredes. 

Se você não quer abrir mão de uma cor mais marcante, a dica é: utilize-a em apenas uma parede do imóvel. 

2 - Opte por uma mobília sob medida

Os móveis planejados permitem delimitar o ambiente de forma mais adequada, o que garante que os espaços sejam melhor aproveitados. Se você não é proprietário do imóvel e não tem interesse em investir em móveis planejados, opte por opções que tenham dupla função. Mesas dobráveis ou sofá cama, são excelentes exemplos. Há uma infinidade de opções no mercado!

3 - Utilize nichos

Além de ajudar a compor a decoração, os nichos são excelentes apoios para os mais diversos fins. Dá para colocar livros, servir como criado-mudo, entre outras funções.

4 - Ocupe espaços negativos

Espaços “negativos” são aqueles que “sobram” entre um móvel e outro. Embaixo da escada ou um espaço que cabe uma fruteira entre dois móveis da cozinha, são exemplos. Armazene objetos de maneira inteligente e com criatividade!

5 - Livre-se dos excessos

Excessos nunca são benéficos. Livre-se deles! Viver com poucos itens funcionais é muito mais prático do que ter várias coisas que você nunca utiliza. Menos é mais, lembra?

6 - Pense na vertical

Prateleiras e nichos são opções para utilizar as paredes do seu apartamento. Nem tudo precisa estar no chão! 

7 - Utilize espelhos

Espelhos em lugares estratégicos transmitem a ideia de continuidade e/ou profundidade. É interessante que eles sejam colocados em locais de iluminação, como ao lado da mesa de jantar ou na cabeceira da cama. 

8 - Abuse da simplicidade 

Pense na real função de cada objeto. Os tempos modernos exigem mentes minimalistas e cada vez menos consumistas. Reduza a poluição visual, pois muitos objetos dentro de um apartamento compacto passa a impressão de que ele é ainda menor, além de não ser nada prático. O simples é sempre mais bonito e usual. 

Além disso, utilize caixas e cestas criativas que servem tanto para a decoração como para o armazenamento de itens. As gavetas também podem ser estratégicas na organização do lar. Estamos na era do progresso sustentável e os apartamentos compactos tem tudo a ver com essa nova forma de organização social. Pensar compacto, muitas vezes, é pensar grande. Tudo depende da maneira como você faz uso do que está ao seu dispor. Porém, além da organização, é necessário também estar atento à escolha do imóvel. Apartamentos compactos precisam oferecer qualidade e, arquitetonicamente falando, estruturas viáveis e modernas. 

Agora é com você! Salve essas dicas e fale conosco. Será um prazer te ajudar nesse processo de escolha da sua moradia. Com mais de 15 anos de atuação no mercado, a Andrade Marinho LMF preza pela qualidade e credibilidade na construção de empreendimentos. Somos uma das mais conceituadas empresas de construção civil do Nordeste, sendo referência em inovação e ditando tendências. 

Vamos juntos?

Quero comprar:

(83) 9.9135-7224

Endereço:

Avenida Floriano Peixoto, 1450, Santo Antônio - Campina Grande - PB




Fale conosco, nós estamos online