Conservando as áreas comuns do condomínio em 4 passos

Conservando as áreas comuns do condomínio em 4 passos

Viver em um condomínio tem sido, cada vez mais, a escolha de muitas famílias. Isso porque, além da segurança e praticidade, esses espaços proporcionam áreas de lazer e, em um contexto geral, de tranquilidade. E se a busca por qualidade de vida também faz parte dessa decisão tão importante que é definir o local de moradia, conservar as áreas comuns para si mesmo e, claro, para todos os que fazem parte daquela comunidade, torna-se indispensável. 

Essas áreas sociais, apesar de serem excelentes espaços para interação, prática de exercícios físicos e socialização, podem ser motivos de desentendimentos entre os condôminos, quando as regras passam a ser desrespeitadas. E em um mundo cada vez mais colaborativo, fazer a sua parte pode evitar constrangimentos e brigas totalmente desnecessárias, concorda? Por isso, separamos algumas dicas que fazem toda a diferença nessa rotina de conservação do entorno da sua casa. Continue a leitura e confira!


Preservando as áreas comuns do condomínio em 4 passos simples


Mesmo que a limpeza e manutenção dessas áreas comuns sejam obrigação da administração do condomínio, sem a colaboração de todos, torna-se insustentável manter tudo organizado. 

De uma maneira geral, não jogar lixo no chão, não espalhar objetos pelos arredores e sempre respeitar o direito do outro, são atitudes básicas para a boa convivência em sociedade, não apenas em um condomínio. Porém, algumas áreas comuns necessitam de uma atenção específica. São elas:


1 - Playground 

Essa área do condomínio requer cuidados especiais, uma vez que os frequentadores são, de modo geral, crianças. Assim, nunca as deixem sozinhas no playground, pois acidentes podem acontecer, quando não há a supervisão de um adulto. Caso você não possa, combine um rodízio com os vizinhos, para que um pai ou mãe seja o responsável da vez. Assim, todos ficam tranquilos e ainda desperta um nível de aproximação/interação, cuidado e respeito para com quem mora perto de você. Ainda nesses espaços, o destino correto do lixo precisa ser cumprido. Em um ambiente com muitas crianças, é normal que haja uma maior produção de canudos, pacotes de snacks, etc. Recolha, coloque no local certo e evite desentendimentos. 

Além disso, os cuidados com os brinquedos também ganham destaque nesse local. Por mais que a administração seja responsável pela manutenção, cabe a cada morador preservá-los. Caso haja algum problema, comunique urgentemente, para que seja solucionado. 


2 - Salão de festa e área de churrasco

Esse é um espaço que, vez ou outra, gera discussão entre os vizinhos. Isso porque muitas pessoas realizam um evento e não deixam o local exatamente como encontrou. Para o próximo que for utilizar, lá vem o problema: sujeira e desorganização. Portanto, é muito importante ter consciência que o salão de festas é um local de uso comum. Limpe-o, certifique-se de que nada foi danificado e devolva o que você utilizou. Evite transtornos!

Outra questão é: cuidado com o barulho. Aqui, o bom senso é fundamental. Manter o som em uma altura tolerável, além de respeitar os seus vizinhos, vai evitar problemas judiciais, visto que a quantidade de decibéis permitidos em uma festa são previstos em lei. Evite também que o evento se estenda até muito tarde. Respeite o horário de encerramento e, por mais que alguns barulhos sejam inevitáveis, busque maneirar no excesso. Lembre-se também de agendar o uso do local e respeitar os horários do seu agendamento. 


3 - Academia 

Use fones de ouvido, assim você pode praticar os seus exercícios sem incomodar os outros usuários do espaço. Guarde o peso ou outros equipamentos após o uso, exatamente como você os encontrou. Nunca deixe o legpress carregado. Você irá atrapalhar o exercício da próxima pessoa, especialmente se for um idoso ou alguém que não consiga retirar um peso acima do que está acostumado a utilizar.

Limpe o equipamento depois do uso, não faça exercícios em áreas de “alto tráfego” da academia (como as passadas, por exemplo), utilize o bebedouro com higiene e responsabilidade (ele não foi feito para levar coqueteleira), respeite os revezamentos, mantenha a higiene geral do espaço. Ufa, parece demais? Mas, acredite, são hábitos tão simples que você irá praticar sem sequer sentir. 


4 - Garagem

Sim, sua garagem é sua garagem, mas ela não foi feita para empilhar objetos, materiais de construção ou bagunça. A estética do condomínio também é algo que influencia na autoestima dos moradores, e uma boa organização contribui diretamente com a qualidade de vida de todos. Lembre-se também dos horários inapropriados para buzinar. O simples te ajudará a manter uma relação sempre mais saudável com todos.


A gente sabe que sempre há algo a mais que pode ser feito para garantir uma boa convivência com todos os condôminos. E fazer o bem para preservar a paz do local nunca será demais, não é? Lembre-se que, por mais que existam condomínios que te ofereçam uma gama de possibilidades e opções de entretenimento, lazer, conforto e segurança, usufruir de tudo isso requer responsabilidade e respeito para com todos. Escolha espaços que despertem o que há de melhor em você e seja feliz! Você e sua família merecem.


>>> Veja aqui empreendimentos em Campina Grande para chamar de refúgio.


Podemos te ajudar!

Sou Cliente:

(83) 9.8828-1125

Quero Comprar:

(83) 9.9135-7224

Endereço:

Avenida Floriano Peixoto, 1450, Santo Antônio - Campina Grande - PB

E-Mail:

[email protected]

Fale conosco, nós estamos online